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Agachamento: O queridinho entre as mulheres – por Taisa Olsen

O agachamento melhora nossa mobilidade, aumenta a densidade mineral óssea, nos dá mais velocidade em caminhadas e corridas, diminui as chances de fraturas, melhora o desempenho em outros esportes, além de reduzir dores nas costas, pois tem-se um core fortalecido. Isso se deve porque o agachamento recruta mais de um grupo muscular para sua execução, tornando-se um exercício composto. Dentre os músculos trabalhados estão: quadríceps femural, glúteo médio, glúteo máximo, bíceps femural, abdominal e lombar.

É um dos melhores exercícios para atletas e a população de forma geral. Porém o agachamento é perigoso, onde devemos realizar com muita atenção e cuidado, quanto a postura, execução e carga. Entretanto, está longe de ser o principal “destruidor” da articulação do joelho.

Fortalecendo a parte inferior do corpo e a musculatura central, os praticantes irão mover-se melhor e sentir menos dor ou chance de lesões.

Agachamentos profundos, em que subimos por toda extensão de modo a alongar o tendão da perna, também aumentará a capacidade de impulsão vertical e melhorará o desempenho. Então nos seus treinos opte pela variação e não só agachamentos rasos.

Caso a ideia seja deixar o bumbum durinho e o abdômen sarado, use e abuse do agachamento, que pode ser feito de várias formas, com pesos ou não, dependendo do resultado desejado. Com as pernas e o bumbum mais fortalecidos, obtemos mais equilíbrio ao se movimentar e protegemos a lombar.

Tenha sempre um profissional te orientando da melhor maneira, pois os exercícios se realizados errado, prejudicam tanto o joelho como a lombar.

Taisa Olsen Lazzaris
Professora na academia Curves
Especialista em Pilates
Fisiologista do Exercício
Cref 013591-G/PR

Uma empresa nacional com visão internacional, proporcionando mais Qualidade de Vida a Você.

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