Brero Sports
Você está aqui:  / Benefícios da Atividade Regular / Fortaleça o centro do corpo e obtenha mais resultados – por Taisa Olsen

Fortaleça o centro do corpo e obtenha mais resultados – por Taisa Olsen

Uma boa postura é quando se ajusta o sistema músculo-esquelética da melhor maneira possível, não sobrecarregando assim parte alguma. Os músculos abdominais são compostos por: transverso abdominal, oblíquios internos e externos e o reto abdominal. Estes músculos são importantes na manutenção da postura, estabilização da coluna e controle do corpo em geral. A importância do fortalecimento destes é principalmente para se evitar uma sobrecarga na lombar, além de que, com os músculos abdominais mais forte, você tem mais força nas extremidades (pernas e braços), obtendo um melhor desempenho global. Os benefícios vão muito além da estética corporal, pois atuam diretamente mantendo o equilíbrio do corpo, trazendo uma maior estabilidade, influenciando até na correção da respiração torácica e abdominal.
A musculatura abdominal enfraquecida, dificulta a eliminação de resíduos, facilita a formação de hemorroidas e hérnias, além de que, estes músculos não trabalhados deixam o estômago mais dilatado, pois não há uma resistência, levando o indivíduo a ingerir mais alimentos, podendo até levar a obesidade.
Um método muito atual e procurado é o Pilates, criado por Joseph Pilates, o qual classificou o abdômen o centro do corpo, em seu chamado Powerhouse (constituído por abdômen, parte inferior das costas, adutores de coxa e glúteo). O Pilates tornou-se um grande aliado nessa procura pelo abdômen mais forte e definido, pois em suas aulas todos os exercícios são feitos mantendo-se o Powerhouse totalmente contraído, tendo-se mais força, equilíbrio, flexibilidade e o corpo mais alongado. Para os atletas, esse trabalho de fortalecimento é extremamente importante para a obtenção de um maior rendimento. Exercícios como chutar, correr, socar, saltar, exigem o recrutamento de fibras musculares menores e mais profundas que são os músculos estabilizadores.
Tem-se também os exercícios tradicionais de abdominal, que são de grande importância. Nestes, o trabalho também se torna global, podendo-se trabalhar supra, infra, oblíquos, de forma tradicional, isométrica, suspensão e em bolas suíças (bases instáveis).
Portando, nos seus treinos procure dedicar-se também ao fortalecimento abdominal, para melhorar a respiração, equilíbrio corporal, administrar melhor a força, prevenção dos órgãos, melhorar a aparência abdominal e ter mais rendimentos em outras tarefas.
Procure sempre um profissional da área para lhe indicar os melhores exercícios, sempre corrigindo e orientando quanto a intensidade e postura.

Taisa Olsen Lazzaris
Professora na academia Curves
Especialista em Pilates
Fisiologista do Exercício
Cref 013591-G/PR

Uma empresa nacional com visão internacional, proporcionando mais Qualidade de Vida a Você.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório