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O caminho certo para a hipertrofia muscular – por Taisa Olsen

As pessoas buscam por meio da musculação o aumento do volume muscular. Porém, muitas fazem da maneira errada ou não se dedicam de maneira suficiente. Os treinos podem variar de iniciantes, intermediários e avançados. Os iniciantes terão um bom resultado praticando de 2 a 3 vezes na semana, o intermediário que já treina há mais de seis meses, obterá resultados treinando de 3 a 5 vezes na semana e o avançado que treina há mais de um ano, terá seu resultado frequentando de 5 a 7 vezes na semana. Existem muitas formas de treinos para a hipertrofia, como drop set, piramidal, ênfase na fase concêntrica, dentre outras.

Alguns estudos defendem que para o aumento da massa muscular deve-se fazer em torno de 60% da capacidade máxima, porém com cargas mais baixas até a fadiga muscular (a chamada falha, onde os músculos não conseguem realizar movimento algum). O que se deve dar mais atenção para um bom resultado é: volume de repetições “Vs” carga “Vs” tempo de recuperação entre as séries, gerando assim uma intensidade adequada de treino. Também é possível conseguir hipertrofia com outros tipos de exercícios, como pilates, treinamento funcional, suspenso e crossfit. Porém a musculação se torna a melhor aliada, sendo mais segura, pois tem um maior controle da carga quando se trabalhado nas máquinas.

Para se obter melhores resultados na musculação deve-se estar atento a alguns fatores como a sobrecarga, pois o músculo se adapta a carga. Precisando de novos estímulos, a supercompensação, que é onde o músculo trabalhado sofre inflamações (micro lesões), que quando recuperadas volta com mais força obtendo mais resultados. Porém, tem-se o tempo certo, não pode treinar na sequência, mas também não pode deixar passar um longo tempo.

Por último, é importante variar os treinos, pois o organismo se adapta como forma de defesa do corpo, para sua proteção, e com o passar do tempo não se tem mais o resultado esperado com os mesmos treinos e exercícios.

Neste tipo de trabalho é muito importante além dos treinos, uma alimentação correta e horas de sono, gerando um estilo de vida totalmente diferente da maioria da população. A hipertrofia nos dias de hoje pode ser considerada como um estilo de vida, pois quem realmente quer obter bons resultados entra nessa linha de corpo e alma, deixando muita coisa de lado. Aos adeptos, os resultados como o ganho muscular e definição, não tem preço, tornando-se uma das formas mais prazerosas do dia.

Esteja sempre muito bem orientado por um Educador Físico que irá passar os treinos corretos, ajudar com os pesos e sempre atentos a postura e execução do movimento que você realiza.

Taisa Olsen Lazzaris
Professora na academia Curves
Especialista em Pilates
Fisiologista do Exercício
Cref 013591-G/PR

Uma empresa nacional com visão internacional, proporcionando mais Qualidade de Vida a Você.

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